Montes Claros fortalece educação inclusiva com salas adaptadas e formação de professores
- turbuck
- 22 de jun.
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A educação inclusiva tem sido uma das prioridades da rede municipal de ensino em Montes Claros. Com investimento em acessibilidade, formação continuada de professores e recursos pedagógicos especializados, a cidade tem promovido o direito à aprendizagem de crianças com deficiência em um ambiente acolhedor, adaptado e com acompanhamento individualizado.

Atualmente, todas as 85 escolas municipais contam com salas de recurso multifuncionais, nas quais os alunos com deficiência ou com transtornos do desenvolvimento recebem atendimento educacional especializado no contraturno escolar. Os espaços são equipados com materiais pedagógicos adaptados, jogos sensoriais, softwares acessíveis e equipamentos de apoio.
Em 2024, mais de 1.200 estudantes com algum tipo de deficiência estão matriculados na rede, recebendo acompanhamento de professores especializados, cuidadores e apoio técnico-pedagógico. A prefeitura também contratou intérpretes de Libras para atender estudantes surdos e ampliou a frota de transporte escolar adaptado.
Além da estrutura física, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve um programa permanente de formação para educadores sobre inclusão, autismo, deficiência intelectual e práticas pedagógicas diferenciadas. A formação é oferecida em parceria com universidades, ONGs e centros de referência.
A coordenadora pedagógica Tânia Carvalho explica que o processo vai além de apenas “incluir”. “O desafio é construir uma escola que reconhece e valoriza as diferenças, em que todos aprendam e convivam juntos, com respeito e equidade”, diz.
As famílias também fazem parte do processo, participando de rodas de conversa, oficinas e encontros mensais com a equipe da escola. Esse vínculo tem fortalecido a rede de apoio em torno do estudante e melhorado os índices de permanência e desempenho escolar.
Montes Claros também apoia projetos de arte e esporte inclusivo, com atividades como capoeira adaptada, coral em Libras e oficinas de teatro com estudantes neurodivergentes. Essas ações ampliam o repertório cultural e a vivência social dos alunos, além de contribuir para o combate ao preconceito.
Com compromisso e sensibilidade, a cidade constrói uma escola mais diversa, acessível e humana — onde cada aluno importa e todos têm espaço para crescer.





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